Mostrando postagens com marcador Organize-se. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Organize-se. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de março de 2014

Organize-se: Rotina e metas

Eu sei, eu sei que a maioria de vocês torceu o nariz para o primeiro assunto da Organize-se de hoje: Rotina.


Eu odeio, sinto arrepios ao pronunciá-lá e detesto ter que definir horários para me organizar, mas infelizmente, é o único jeito.
Porém, mas, entretanto e todavia, eu não me contento com o que não me agrada e muito menos deixo tudo como está, então consegui adaptar minha aversão a rotinas, de um modo que, incrivelmente, me deixou feliz: minhas rotinas mudam a cada semana! Ou seja, a cada semana, eu organizo tudo o que eu tenho que fazer de maneiras diferentes, troco horários de estudo e descanso, os dias, etc, garanto que assim será bem mais fácil de encarar a rotina, por exemplo:

Segunda 24/02:   14h00: Estudar Gramática                      
                               16h00: Assistir O Nome da Rosa
                               18h00: Descanso
                               18h30: Exercícios de Matemática
                               20h00: Estudar Biologia 

Terça 25/02:        15h00: Assistir Dom Casmurro
                              17h00: Exercícios de Física 
                              18h00: Exercícios de Química Orgânica
                              19h00: Descanso
                              19h30: Estudar Geografia 


Segunda 03/03:  14h30: Exercícios de Física
                              15h30: Estudar Guerra Fria
                              17h00: Assistir Lutero
                              19h00: Descanso
                              20h00: Exercícios do ENEM

Terça 04/03:       15h00: Ler cinco capítulos de O Cortiço
                             16h00: Estudar Romantismo
                             18h00: Exercícios de Inglês
                             19h00: Descanso
                             19h30: Estudar Filosofia

Viram? É fácil e, mudando os horários e ordem dos afazeres, nem mesmo percebemos que estamos em uma rotina. Organize a sua e, eu garanto, será mais legal passar horas e horas estudando.
                      
O próximo passo para se organizar dentro de uma ou mais rotinas, é ter todos os objetos possíveis para te ajudar e lembrar de tudo a fazer, e essa é a parte divertida! Compre agendas, cadernos e calendários, painéis organizadores, painéis de tarefas semanais/mensais, post its, enfim, tudo o que te ajudar!
E coisas de papelaria são tão fofas e lindas, que eu não consigo me conter dentro de uma... E sei que não sou a única, né, hahahahaha!
Divirtam-se e inspirem-se nas fotos lindas que eu separei:











Dica: Imprimir calendários.
Descobri há um tempo e já aderi à ideia! Vários sites/blogs disponibilizam, gratuitamente ou não, calendários e vários outros artigos, para você imprimir! Gente, tem cada um mais lindo que o outro, e até agora eu não consegui decidir qual eu vou usar este ano...
Para quem quiser, recomendo estes sites: E aí BelezaThe Elli BlogHello Cuteness e Stylish Living.






A próxima etapa para se organizar com colégio/faculdade/trabalho/pré-vestibular é estabelecer metas! Para mim, essa é uma das partes mais divertidas, simplesmente porque posso superar as metas e esse desafio é demais.
Vamossss lá! Eu costumo estabelecer metas mensais no primeiro final de semana do mês, e a cada Domingo, estabeleço as semanais baseadas nas mensais. Sendo assim, todos os dias, estabeleço metas baseadas nas semanais!
Por exemplo:

Em Março eu vou estudar orações subordinadas, estudar Trovadorismo, estudar toda a matéria de Logaritmos, ler três livros de leitura obrigatória para vestibulares, fazer 100 exercícios de Química Orgânica, resolver as duas últimas provas da FUVEST, estudar todos os tempos verbais de Espanhol, assistir cinco filmes sobre Grécia Antiga e Império Romano e fazer resumos dos mesmos, estudar relevo brasileiro, estudar conceitos e fazer 50 exercícios de Óptica, estudar Genética e ler um livro sobre Alta Idade Média.
Ufa!

Agora semanalmente:
Nesta semana vou ler um livro obrigatório para o vestibular, fazer 10 exercícios de Química Orgânica, assistir dois filmes sobre Alta Idade Média, estudar operações básicas com Logaritmos, fazer 10 exercícios de Óptica e estudar uma vertente de Trovadorismo.

Agora diariamente:
Hoje vou assistir um filmes sobre Alta Idade Média, estudar soma de Logaritmos, ler dois capítulos do livro e fazer 5 exercícios de Química Orgânica.

Bom, esse é só um exemplo, mas você pode se organizar por matérias também, e estudar uma por mês, e assim vai.
Para isso, organize horários para cada dia, sem esquecer de pequenos intervalos e descanso também, hein!
Coloque alarmes e avisos no celular, baixe aplicativos específicos, etc.


Espero que tenham gostado, e até o próximo Organize-se!
Beijos, Camille.


Fotos: We Heart It

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Organize-se: Home office

Não sei vocês, mas as minhas aulas e as da Gio voltaram semana passada e já estamos loucas, acreditem! Mas se manter a organização (e a sanidade) durante todos os anos de colégio não é fácil, imaginem só em ano de vestibular #chora.

Porém, o melhor jeito de controlar as pilhas de livros, que já ocupam todos os cantos da casa, e a lista interminável de datas de provas, é colocar um fim na desordem, seja esta mental, a confusão de papéis jogados na escrivaninha, ou os dois! E como se tratando de estudos eu sou um exemplo de organização mãe, juro que arrumo meu armário semana que vem, mas minha escrivaninha continua um exemplo, fiz um post sobre isso no blog que sou colaboradora, o Viciadas em Livros (leia aqui), e achei legal postar dicas parecidas por aqui!

O primeiro passo para colocar a rotina de estudos nos eixos é: estabelecer um lugar próprio para estudar. Pode ser a escrivaninha do seu quarto, o escritório/biblioteca de casa, a mesa do computador ou até mesmo a mesa da cozinha, mas o importante é concentrar todo o seu material em um único lugar, para evitar distrações.




















Atualmente o meu home office está passando por uma reforma (assunto para outro post, hihi) mas as aulas já começaram e bom, enquanto a nova escrivaninha ainda está dentro da caixa, eu me viro na mesa da cozinha, na escrivaninha do meu quarto e até mesmo na minha cama, quando sei que os estudos não vão durar muitas horas (NÃO SIGAM MEU EXEMPLO). 
Enfim, se você também está no meio do campo de batalha, digo, reforma, ou vai se mudar e precisa de ideias para decorar o escritório ou o canto de estudos no quarto, aqui vão minhas dicas:

•A mesa/escrivaninha deve ter um tamanho que atenda suas necessidades, e principalmente, estar sempre livre de quaisquer coisas que atrapalhem os estudos! Mantenha o material que você não pretende usar em gavetas, armários, nichos e estantes, uma escrivaninha organizada também ajuda na hora de estudar;

Paredes claras deixam o ambiente com a impressão de ser maior, não cansam como paredes vermelhas, dão maiores opções para decoração e também têm o poder de te tranquilizar;

Cadeiras confortáveis são artigo de primeira necessidade, né! Quem quer passar horas do dia sentado em uma de madeira ou plástico, quando se pode ter uma estofada e confortável? Apesar de algumas das imagens discordarem comigo, eu garanto que gastar mais não é luxo nem consumismo, mas indispensável! E eu garanto que seu ortopedista vai me apoiar, viu;

Nichos são lindos, fofos, úteis e decorativos! Dê uma passadinha em lojas de decoração, ou até mesmo em lojas de materiais para construção, e delicie-se com a imensidão de opções de cores, tamanhos, tipos... Ahhh decoração é tudo de bom!
Voltando ao lado útil da coisa, você pode organizá-lo(s) da maneira que quiser, apenas deixe o que há de mais importante em destaque, seja para o livro te culpar, toda a vez que olhar para ele, por não ter estudado o suficiente, ou para facilitar a sua vida (e principalmente, evitar bagunças e um estudante arrancando os cabelos!).

Papéis de parede são a melhor opção para criar um destaque, sem pecar para as paredes escuras ou chocantes demais! Cobrindo apenas uma parede, eles dão um up na decoração sem acabar com a sua concentração e vontade de entender logaritmos! 




É isso, espero que tenham gostado das dicas e se inspirado nas fotos, até o próximo Organize-se!
Beijos, Camille.